quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Secretaria de Agricultura



Produtos da agricultura familiar começarão a fazer parte do cardápio da merenda escolar. Nas últimas semanas houve as primeiras entregas de tubérculos, legumes, frutas e hortaliças dos Pequenos Produtores Familiares e Assentados da Reforma Agrário do município de Divina Pastora, os produtos serão distribuídos para todas as escolas da rede municipal de ensino, incluindo as creches, enriquecendo a merenda de 1,4 mil alunos. A iniciativa é uma parceria das Secretarias de Educação, Agricultura e Abastecimento, com base em lei federal de nº 11.947/2009, que estipular que um mínimo de 30% dos recursos da verba do FNDE/PNAE, para a compra da merenda escolar, deve garantir a participação de produtos da agricultura familiar do município.
Esta entrega de alimentos está baseada na primeira chamada pública que foi realizada no dia 16 de novembro de 2010, ressaltando que poucos agricultores apresentaram o interesse pelo o projeto. Os outros produtores ainda dependem de documentação específica, explicou Reginaldo Almeida de Jesus Secretário de Agricultura e Abastecimento, afirmando que a expectativa da Secretaria é aumentar o contingente de produtores da agricultura familiar nas próximas chamadas públicas, de acordo com o interesse de cada um.
“É um ótimo negócio para o produtor, porque os preços oferecidos são bons e, além disso, o projeto não tem atravessador, o que acaba aumentando os ganhos da produção para os agricultores familiares”, ressaltou, Reginaldo Almeida de Jesus,  lembrando que o negócio também é positivo para economia local, já que o recurso vai girar no próprio município. Entre os produtos que fizeram parte da primeira entrega estão Banana, Inhame, Laranja Maracujá, Mamão, Acerola, Batata doce, Farinha de mandioca, Goiaba, Macaxeira, Abobora, Beterraba, Cenoura, Couve-folha, Coentro, Cebolinha, Pimentão, Repolho, oriundos da produção nas localidades Flor do mucuri I e II e nos povoados do município.


Apoio: Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Abastecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário